A Cura pela Fala

A Cura pela Fala
Muitas pessoas confundem Psicanálise com Psicoterapia e não de forma totalmente equivocada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Psicanálise foi elaborada por Freud no início do século XX. Na época, como psiquiatra, ele realizava estudos com pacientes histéricas e desenvolveu o método de “Associação Livre”, que significa que o paciente deve falar sem interrupções para que o seu inconsciente se manifeste a partir de lapsos, atos falhos, sonhos, brincadeiras. O inconsciente é o ponto central da teoria psicanalítica e trata-se de um lugar desconhecido pela consciência, ou seja, não temos acesso (“conscientemente”) ao que está por trás das nossas ações, retirando, assim, o “eu” (ou a consciência) da regência dos nossos atos. Assim, a Psicanálise trabalha de forma a desvelar o inconsciente a partir da fala e interpreta-lo, por isso “a cura pela fala”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Já a Psicoterapia, no sentido literal, significa o tratamento de conflitos internos e transtornos psicológicos e pode ser exercida por psicólogx graduadx e com conselho ativo. No entanto, as abordagens psicoterápicas (excetuando a Psicanálise) não trabalham diretamente com o inconsciente, seus métodos não se dão a partir da associação livre e têm como objeto de estudo a consciência, comportamentos, percepções, etc. Também atendem à ideia de “cura pela fala” por ter acesso a essas questões principalmente a partir do que o paciente expõe.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Resumidamente, entendemos que as diferenças se dão na forma de compreender e conduzir o processo psicoterapeutico, no entanto não atrapalham na resolução do problema e esse ponto é o de maior divergência, infelizmente, entre os profissionais da área. Na faculdade, aprendemos sobre todas as abordagens e escolhemos a que faz mais sentido pra nós. O que faz um paciente procurar uma psicoterapia não o impede de procurar uma psicanálise ou vice versa. Precisa fazer sentido pra ele e isso é algo que se descobre no decorrer do processo. Precisamos quebrar os tabus entre as abordagens a partir de práticas éticas que tenham o objetivo em comum de promover bem estar ao paciente, seja quem for.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🌈 Já conheciam essas diferenças?
Imagem: Pinterest